top of page

Projeto Não é Gasto, é Economia de Planejamento

  • Foto do escritor: Julia, da Pórtico
    Julia, da Pórtico
  • 5 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de jan. de 2025


A execução de um projeto, muitas vezes, é associada a gastos, burocracias e processos demorados, no entanto, os projetos de engenharia são a solução de muitos problemas, e o melhor caminho a seguir quando se trata da realização do sonho de ter o seu próprio espaço. 


A engenharia conta com uma série de resoluções, que garantem o não surgimento de contratempos que gerem maiores preocupações ao cliente, simultaneamente, atendendo às suas expectativas, conseguindo concretizar tudo o que antes havia sido imaginado.


Os mais variados projetos existentes, visam a economia e a eficácia, prevendo tudo o que será usado durante a construção de uma obra civil, seja estrutural, arquitetônica ou qualquer outra, bem como tudo o que pode ser descartado, que não tem possibilidade de uso, evitando assim, gastos desnecessários.


Ademais, ainda se estima o tempo de execução e o prazo de entrega, fazendo com que não ocorram atrasos para finalmente desfrutar daquilo que se espera.


Outros diversos fatores que só resultam em benefícios estão inclusos dentro de projetos civis, que no fim das contas se tornam a opção mais viável para o alcance dos melhores resultados possíveis.


MAS COMO ECONOMIZAR AO LONGO DESSE PROCESSO?


Serviços de engenharia


Atualmente, a engenharia oferece serviços diversos, que visam a economia de materiais, espaço, tempo e diversos outros fatores inseridos dentro do processo de construções civis.


Estes serviços, além de uma vida confortável e sem riscos ao contratante, garantem ainda que não venham a surgir problemas legais, como por exemplo, multas por construir irregularmente ou a necessidade de uma reforma em sua obra.


Em resumo, contratar um serviço de engenharia previne o surgimento de problemas de maiores proporções no futuro.


Relação: Contratado e Contratante


Para contratar um serviço de engenharia, antes de tudo, é ideal coletar o maior número possível de dados sobre a empresa ou pessoa contratada; Fatores como: Total de projetos entregues; clientes satisfeitos e insatisfeitos, e por quê; perfil dos clientes e os projetos por eles adquiridos, contribuem para que o cliente possa saber quem está apto a atender às suas necessidades e expectativas.


Economia


A base para formação do engenheiro é aprender a resolver problemas e economizar. O mesmo usa uma série de artifícios para a redução de custos financeiros, entre estes:


  • Economia de Materiais (Estudo antecipado do terreno com medidas e cálculos precisos, sem a tentativa de “prever” o quanto de material será usado e correr o risco de desperdício);

  • Reaproveitamento de Materiais (Muitas vezes faz-se necessário o reaproveitamento de materiais já antes usados);

  • Projetos de grandes proporções em um espaço pequeno (Caso o cliente não possa estender o seu terreno, mas precise de um projeto extenso);

  • Reforma de obras sem projeto, e entre outros.


Gostou do post de hoje? Compartilhe com seus amigos e familiares para que mais pessoas entendam a relevância desse assunto.





ENTRE EM CONTATO, TE AGUARDAMOS!




 
 
whatsapp
bottom of page